O que é Copywriting?

O que é copywriting? Essa é uma pergunta que muitos iniciantes se fazem, nesse artigo iremos falar sobre o que é Copywriting e por que você precisa aprender essa técnica essa técnica que é amplamente utilizada em marketing e publicidade para criar mensagens eficazes que atraiam e engajem o público-alvo e que é fundamental para a sobrevivência de um negócio, seja ele físico ou digital.

O que é copywriting, afinal de contas?

A explicação mais simples e direta é que o copywriting é a arte de criar uma comunicação com o intuito de fazer as pessoas tomarem uma ação, seja ela de compra ou não. O objetivo do copywriting é fazer as pessoas agirem de forma imediata. É uma comunicação que envolve uma escrita altamente persuasiva, que faz as pessoas ficarem empolgadas com o que estão lendo. Além de conter dados científicos também, como o estudo do cérebro humano em relação a compras. Portanto, o copywriting envolve a ciência devido aos estudos feitos em relação ao cérebro, como ele se comporta, dados esses que já foram testados e aprovados e uma boa escrita, a arte de escrever.

Como surgiu o copywriting?

O termo copywriting surgiu a mais de cem anos, o significado inicial dessa técnica vinha de “aquilo que pode ser copiado” e acredita-se que Noah Webster, um lexicógrafo americano, tenha sido o pioneiro a utilizar esse termo em 1828, porém logo parou de ser utilizado e só voltou a ser utilizado em 1890, agora de uma forma diferente, copywriting a partir de então nomearia os textos que tinham o intuito de fazer uma pessoa tomar uma ação e o profissional que escreve esses textos é chamado de Copywriter. O termo Copywriter foi criado para se diferenciar de um redator publicitário tradicional. Portanto, o Copywriter é o profissional capacitado para escrever esses textos. Existe uma pequena diferença que vale a pena você saber nesse artigo.

A ascenção dos grandes copywriters

Os primeiros copywriters profissionais surgiram nos Estados Unidos, o primeiro copywriter a trabalhar em tempo integral foi John Emory Powers, que já trabalhava como redator antes mesmo do Copywriting ser conhecido da forma que conhecemos hoje. Começou a trabalhar em 1880 na Wanamaker, uma das grandes agências da época e dez anos depois, exatamente no ano que o termo copywriting se estabeleceu, Powers já ganhava em torno de 100$ dólares por dia, que hoje equivale a mais de 750 mil dólares. Powers também foi responsável pela criação do que conhecemos como “Estilo Powers”, que nada mais é do que uma linguagem simples, sem exageros. Você pode saber  mais sobre o “Estilo Powers” nesse artigo.
 
Nos anos posteriores surgiram outras lendas da resposta direta, como Claude Hopkins, responsável por uma mudança de comportamento nacional que entrou para história, Rosser Reeves, criador do que conhecemos hoje como Proposta Única de Vendas e claro, Victor Schwab, John Caples e no auge da publicidade, nos anos 50 e 60, o lendários David Ogilvy, o pai da publicidade moderna e William “Bill” Bernbach, responsável pelo impecável anúncio “Think Small”, mais conhecido como o anúncio do Fusca. Ainda posso listar Eugene Schwartz e o maior de todos: Gary Halbert. Agora que você aprendeu o que é copywriting, é hora de você saber

Qual a importância do Copywriting para o seu negócio?

Tudo o que você lê em páginas de vendas, Landing Pages, Títulos de vídeos, Thumbnails, Vídeos de Vendas, todos esses textos que você vê e lê é Copywriting 
 
E por que isso?
 
Porque 85% a 95% das vendas, seja na internet ou em um negócio físico, são graças a um copywriting bem feito. O nosso cérebro age por impulso, e a maioria das nossas compras são feitas pelo nosso inconsciente, que manda. Isso resulta em 85% a 95% das compras concluídas, e é aí que entra o copywriting, usando técnicas de persuasão, gatilhos mentais, etc.
 
Um copy bem feita é capaz de despertar um forte e latente sentimento em quem está lendo e consequentemente o desejo de compra, caso seja essa a finalidade do copy. Mas é importante ressaltar que a escrita de um copy varia de acordo com o público com o qual estamos lidando. Não usamos um mesmo copy para vários públicos.
 
Por exemplo, não vou pegar um copy que usei para um público de um nicho de emagrecimento, por exemplo, e usar em um nicho de curso de inglês. Em outras palavras, nossa copy sempre será baseada no público com o qual estamos trabalhando. Também é importante você saber que a escrita do seu copy está totalmente relacionada ao nível de Consciência do seu público. Você pode saber mais nesse artigo.
 
Vale a pena listar que quando você domina essa técnica centenária, você pode ter grandes resultados em:

1. Influência

Em primeiro lugar, como já foi dito, o copy é uma ferramenta poderosa para influenciar e persuadir as pessoas. Com mensagens persuasivas, você pode convencer seu público a tomar ações específicas, como comprar um produto, se inscrever em um serviço ou apoiar uma causa.

2.Conversões

Um copy bem escrito pode aumentar as taxas de conversão. Isso significa que mais visitantes do seu site ou leitores de seu material de marketing tomarão medidas desejadas, o que pode resultar em mais vendas e leads.

3.Engajamento

Um copy envolvente e cativante mantém o interesse do público. Isso ajuda a reter a atenção dos leitores e os incentiva a consumir mais conteúdo.

4. Compreensão

Uma copy claro e eficaz torna mais fácil para o público entender os benefícios e características de um produto ou serviço.

5. Branding

O Copy bem executado pode reforçar a identidade da marca e transmitir a personalidade da empresa, construindo uma conexão mais profunda com o público.

6.SEO

Você pode utilizar o copy ajudar a otimizar seu texto para mecanismos de busca (SEO). Isso ajuda a melhorar a classificação do seu site nos resultados de pesquisa, o que pode aumentar a visibilidade online.

7.Vendas

Como já foi dito, um copy pode aumentar as vendas e o faturamento da sua empresa, tornando-se uma parte essencial das estratégias de marketing e publicidade. Um bom Copy desempenha um papel crítico na comunicação eficaz e no sucesso de negócios, pois ajuda a atrair, envolver e converter o público-alvo.

Conclusão

Resumindo, copy é isso, é indispensável no seu negócio. Já é uma prática que passa dos 150 anos de existência, e se ela resiste até hoje, é porque funciona.
Espero que tenham gostado deste artigo, é o primeiro de muitos de copywriting que pretendo postar no blog. E se você gostou, inscreva-se em nossa Newsletter para receber artigos exclusivos.
 
Forte abraço e até a próxima.
 
See ya.

Comentários

Uma resposta para “O que é Copywriting?”

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